segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

"A ARTE DA COMUNICAÇÃO"


Obs: Imagem extraída do site: http://opiniãojovembrasil.blogspot.com/



“A ARTE DA COMUNICAÇÃO”



Uma sábia e conhecida parábola árabe, tem muito a nos ensinar sobre: "ARTE DA COMUNICAÇÃO", nesta podemos aprender profundas lições que podem ajudar em nossas relações na sociedade, em nosso trabalho e no nosso sucesso profissional. Eis a parábola:

 

Certa vez um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Logo que despertou, mandou chamar um adivinho para que interpretasse seu sonho.

 

- Que desgraça, senhor! - exclamou o adivinho. Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade.

 

- Mas que insolente! - gritou o sultão, enfurecido. Como te atreves a dizer-me semelhante coisa? Fora daqui!

 

Chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem açoites. Mandou que trouxessem outro adivinho e lhe contou sobre o sonho.

 

Este, após ouvir o sultão com atenção, disse-lhe:

 

- Excelso senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.

 

A fisionomia do sultão iluminou-se num sorriso e ele mandou dar cem moedas de ouro ao segundo adivinho. E quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe disse admirado:

 

- Não é possível ! A interpretação que você fez foi a mesma que o seu colega havia feito. Não entendo porque ao primeiro ele pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro.

 

- Lembra-te meu amigo - respondeu o adivinho - que tudo depende da maneira de dizer... Por isto é muito importante: " A ARTE DA COMUNICAÇÃO".

 

Um dos grandes desafios da humanidade é aprender a arte de comunicar-se. Da comunicação depende, muitas vezes, a felicidade ou a desgraça, a paz ou a guerra.

 

Que a verdade deve ser dita em qualquer situação, não resta dúvida. Mas a forma com que ela é comunicada é que tem provocado, em alguns casos, grandes problemas. 


A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvemos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade.

 

A embalagem, nesse caso, é a indulgência, o carinho, a compreensão e, acima de tudo, a vontade sincera de ajudar a pessoa a quem nos dirigimos.

 

Ademais, será sábio de nossa parte se antes de dizer aos outros o que julgamos ser uma verdade, dizê-la a nós mesmos diante do espelho.

 

E, conforme seja a nossa reação, podemos seguir em frente ou deixar de lado o nosso intento.

 

Importante mesmo, é ter sempre em mente que:
O que fará diferença é a maneira de dizer as coisas... ou seja como nós expressamos:

"A ARTE DA COMUNICAÇÃO".



Obs: Parábola foi retirada do blog:
http://radioriocaete.blogspot.com/

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"ALGUMAS DICAS DE PROCEDIMENTOS DO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR"

Obs: Imagem extaída do site: http://evasãonaeja.blogspot.com/


"ALGUMAS DICAS DE PROCEDIMENTOS DO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR"



Para divulgar estes procedimentos, num primeiro momento, foram realizadas palestras nas escolas municipais, reunindo equipes diretivas, professores, alunos, pais e responsáveis, com objetivo específico de divulgar o projeto e enfatizar a importância de combater a evasão escolar.


Em termos de procedimento, quando algum professor observa a ausência continuada de algum aluno, comunica a direção da escola ou a própria supervisora. Realiza-se então um contato direto com o aluno na própria escola.


No caso do contato direção-aluno não surtir efeito, os pais ou responsáveis do aluno em processo de evasão escolar são convocados pela supervisão de combate à evasão escolar para, em reunião, tratar do caso específico do referido aluno.


O passo seguinte é a visita da supervisora aos pais ou responsáveis que não comparecerem à reunião. Neste caso, quando os pais ou responsáveis não se assumirem como tais, dizendo, por exemplo, que moram ali há pouco tempo e que não têm filhos, a supervisora de combate à evasão escolar faz uma nova visita acompanhada de um colega para reconhecimento de ambos. Neste caso, o colega reconhece a casa do outro e confirma que ele realmente mora ali.


Quando, ainda assim, os pais ou responsáveis se recusam a conversar sobre o assunto, ou seja, quando se esgotam os recursos via conversação e negociação entre pais, alunos e supervisão, esta recorre aos Conselhos Tutelares informando a situação.


O Conselho Tutelar é responsável por encaminhar diversos casos em que o menor está em situação de risco, como apoio psicológico a menores usuários de drogas ou alcoólatras bem como pertencentes a famílias desestruturadas.


Ressalta-se neste sentido que quando a família é estruturada, os pais recebem a notificação ou a visita do supervisor com bons olhos e geralmente resolvem o problema. No caso de famílias desestruturadas, muitas vezes a evasão é um problema mais sério.


Em última instância, através da Vara da Infância e da Juventude, acionam-se os pais ou responsáveis judicialmente pelo aluno.


Referência Bibliográfica:

CALDAS. Eduardo de Lima. Combatendo a Evasão Escolar. Publicado no site da Fundação Perseu Abramo, em: 18/05/2006. URL: http://fpa.org.com


Obs: Nesta postagem estão apenas alguns trechos do artigo do autor Eduardo de Lima Caldas, para ter acesso ao artigo completo aconselho visitar o site: http://fpa.org.com

"COMBATENDO A EVASÃO ESCOLAR"


Obs: Imagem extraída do site: http://democratizandoosaber.blogspot.com/



“COMBATENDO A EVASÃO ESCOLAR”




A evasão escolar é um problema complexo e se relaciona com outros importantes temas da pedagogia, como formas de avaliação, reprovação escolar, curriculum e disciplinas escolares. Para combater a evasão escolar, portanto, é preciso atacar em duas frentes: uma de ação imediata que busca resgatar o aluno "evadido", e outra de reestruturação interna que implica na discussão e avaliação das diversas questões enumeradas acima.

Além disso, em parceria com o poder judiciário, é importante realizar campanha de esclarecimento, mostrando que o estudo formal é um direito da criança e do adolescente e que, o responsável pode, inclusive responder "processos por abandono intelectual" quando seus filhos evadem dos bancos escolares. Com os Conselhos Tutelares, é importante realizar projetos de complementação de renda e acompanhamento psicológico.



COMO AMENIZAR ESTE PROBLEMA DA EVASÃO ESCOLAR ???



Uma vez analisada a assiduidade dos alunos pelas direções de escolas municipais juntamente com a supervisão de combate à evasão escolar, foi elaborada uma sequência de procedimentos que poderiam ser adotados por diretores, supervisores, orientadores educacionais e professores no combate a evasão escolar. 

Participaram da elaboração dos procedimentos, diretores de escola, supervisores de Ensino e orientadores educacionais.

Posteriormente foi feita uma ampla divulgação desses procedimentos, denominados "Os dez mandamentos do combate da evasão escolar", nas escolas municipais, sendo que a base fundamental do projeto é a informação e o esclarecimento das famílias.



“OS DEZ MANDAMENTOS DO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR”



1-Verificar se a escola vem despertando o interesse dos alunos pelo processo ensino-aprendizagem;

2- Verificar se a escola e seus educadores vêm oferecendo respostas para as ansiedades e dúvidas de seus educandos;

3- Sempre que possível, trazer à escola os pais ou responsáveis pelos alunos;

4- Fomentar a conscientização dos pais ou responsáveis e alunos quanto à importância dos estudos formais;

5- Motivar todos os educadores ao redor de um objetivo único: "Combater a Evasão Escolar";

6- Fazer contato com os pais ou responsáveis pelos alunos que estejam com mais de dez faltas, consecutivas ou não;

 7- Informar aos pais ou responsáveis o número máximo de faltas permitidas durante o ano letivo, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

8- Alertar os pais ou responsáveis quanto às penalidades previstas em Lei pela não permanência de seus filhos na escola (abandono intelectual);

9- Realizar, registrando-se em ata, até três tentativas de conversação com os pais ou responsáveis pelos alunos em vias de evasão escolar;

10- Após se esgotarem os recursos acima, comunicar o caso à supervisão de combate à evasão escolar da Secretaria Municipal da Educação.



Referência Bibliográfica:

CALDAS. Eduardo de Lima. Combatendo a Evasão Escolar. Publicado no site da Fundação Perseu Abramo, em: 18/05/2006. URL: http://fpa.org.com

 Obs: Nesta postagem estão apenas alguns trechos do artigo do autor Eduardo de Lima Caldas, para ter acesso ao artigo completo aconselho visitar o site: http://fpa.org.com

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"HOMENAGEM AO DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO - DIA 28 DE OUTUBRO"


Obs: imagem extraída do site: http://doce-recado.blogspot.com/



“HOMENAGEM AO DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO – DIA 28 DE OUTUBRO”


F aça da tua profissão,
U m sacerdócio de amor e união,
N o árduo dia de labuta,
C reia, tudo que você faz,
I  nterfirirá no bem ou mau de você ou de alguém,
O ódio, egoísmo apague do teu vocabulário,
N a vida só o amor constrói e, é capaz de dar a paz,
A ma teus inimigos sem retribuição do bem,
R ir dos problemas é uma forma de enfrentá-los,
I  ndo ou vindo do trabalho seja você mesmo,
O rdene a você mesmo: trabalhar com dedicação e amor.


P odemos não ser bem remunerados, mas
U m sonho de virá realidade, nos faça lutar, pois:
B raços fortes e unidos derrubam muros,
L utar por direitos, é obrigação de cidadão,
I  sto só nós não conseguiremos, mas unidos,
C reia que Deus está do nosso lado, pois Ele é justiça,
O rgulho do nosso trabalho está no benefício da nação.


Autora: Maria Angélica Corrêa dos Santos
Escrito em : 28.10.2010


Obs: Dedico este acróstico a todos os funcionários públicos municipais, estaduais e federais.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

"FELIZ DIA 15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR"


Obs: Imagem extraída do site: kifofo.com


“FELIZ DIA 15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR”


P arabéns colega professor, pela missão de educar,
R ealizar homenagem especial ao professor é difícil,
O s dedicados dias de educar cidadãos são esquecidos,
F eridos, sofridos e não reconhecidos pelo trabalho,
E xigimos respeito, dos governantes de nosso país,
S omos muitos professores e unidos somos fortes,
S abedoria nos leva a lutar por justiça social, afinal,
O professor é agente de transformação da sociedade,
R ealizar  a tarefa de educar é importante para a nação.


Autora: Maria Angélica Corrêa dos Santos
Escrito em: 15.10.2010


Obs: Escrevi este acróstico em homenagem a todos os meus colegas professores desejando muitas felicidades  pela grande missão de educar.

"DIA DO PROFESSOR - 15 DE OUTUBRO"

Obs: Imagem extraída do site: http://turmadepedagogiaturma108.blogspot.com/

 "DIA DO PROFESSOR - 15 DE OUTUBRO"


“MENSAGEM AOS PROFESSORES”


A lembrança deste data
não se reduz ao dia de hoje,
porque você, professor,
passa pela vida das pessoas
fazendo o bem.
“Como a flauta, através da qual
o murmúrio das horas
transforma-se em melodia.”


Esse apoio muitas vezes chega
através de uma palavra,
outras vezes, pela escuta,
ou ainda no acolhimento silencioso.
E, por que não? Em forma de prece.


Prossiga no ideal
sem olhar para trás,
contemplando o bem que realizou.
só assim você terá certeza
de que sua gratuidade e doação
fizeram muitas pessoas
alçar voo para liberdade.


Parabéns, professores,
não só por este dia,
mas por toda a sua dedicação,
pois em muitas manhãs, tardes e noites,
vocês com certeza não conheceram
a palavra descanso,
dando sempre o melhor de si.


(Celina Weschenfelder)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

"ORAÇÃO DO PEDAGOGO"


Obs: Imagem extraída do site: http:// ligadaspedagogas.blogspot.com/


20 DE MAIO  -  DIA DO PEDAGOGO
“ORAÇÃO DO PEDAGOGO”

Senhor, Tu és o maior de todos os pedagogos,
por isto me ajuda a fazer de Ti minha primeira
referência em meus projetos, metodologias,
práticas, atividades  e ações pedagógicas.
Eu preciso de Tua ajuda e por isto hoje,
em oração eu venho Te pedir:


Senhor, dai-me  SABEDORIA,
para desempenhar bem,
esta  minha grande missão,
de profissional da educação.
E no lugar onde estou possa
ser Teu sinal de luz e amor.


Senhor, dai-me  GENEROSIDADE,
de colocar os meus talentos,
conhecimentos  e dons à serviço,
de uma educação mais humana,
solidária e fraterna, que possa servir
de transformação da sociedade.


Senhor, dai-me  HUMILDADE,
para conviver no mundo da educação,
procurando somar potencialidades,
das pessoas que convivem comigo,
numa experiência profunda de:
“COMUNHÃO DE VIDA”.


Senhor,  dai-me  FÉ,
para acreditar que é possível,
transformar, criar e contribuir,
para que nossos ambientes educacionais,
possam se tornar celeiros de mentes:
inteligentes, livres  e criativas.


Senhor, dai-me  CORAGEM,
para enfrentar os desafios,
de profissional da educação,
na certeza que Tu estais comigo,
em cada decisão, escolha e ação.
Que assim seja! Amém.


Autora: Kátia Regina Corrêa Santos 
Escrito em: 25.09.2011

Obs: Esta oração foi feita pela minha querida filha: 
Kátia Regina Corrêa Santos.

sábado, 17 de setembro de 2011

"CONSTRUA COM SABEDORIA"


Obs: Imagem extraídae: br.freepik.com


“CONSTRUA COM SABEDORIA”


Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar.Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família.

Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar. A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor.
 
O carpinteiro concordou, mas era fácil
ver que ele não estava entusiasmado com a idéia. Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados. Foi uma maneira negativa dele terminar sua carreira.
 
Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa.
E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse: "Essa é sua casa. Ela é o meu presente para você". O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena! Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, ele teria feito tudo diferente.
 
O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida,
um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na construção. Depois com surpresa nós descobrimos que nós precisamos viver na casa que nós construímos. Se nós pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente. Mas não podemos voltar atrás.

Você é o carpinteiro.Todo dia você martela pregos, ajusta tábuas e constrói paredes. Alguém disse que "A vida é um projeto que você mesmo constrói". Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" que você vai morar amanhã.

Obs: Reflexão retirada do blog:
http://amojacyferreira.blogspot.com/
postagem do dia 09.10.2010

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE ALGUÉM !!!"


Obs: Imagem extraída do site: pedagogiaaopedaletra.com


“VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA
 NA VIDA DE ALGUÉM !!!”


Relata a senhora Thompson, que no seu primeiro dia de aula parou enfrente aos seus alunos da quinta série primária e como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por  igual. No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Teddy.

A professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.

Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano. A Srª Thompson deixou a ficha de Teddy por último. Mas quando a leu foi grande a sua surpresa: 

A professora do primeiro ano escolar de Teddy havia anotado o seguinte: Teddy é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.

A professora do segundo ano escreveu: Teddy é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil. 

A professora do terceiro ano constava a anotação seguinte: a morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Teddy. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providência para ajudá-lo.

A professora do quarto ano escreveu: Teddy anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula. 

A Srª Thompson se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada, sentiu-se ainda pior quando lembrou dos presentes do dia do professor que os alunos lhe haviam dado, envoltos em papéis coloridos, exceto o de Teddy, que  estava, enrolado num papel marrom de supermercado.

Lembra-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade (que eram de sua falecida mãe).

Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão. Naquela ocasião Teddy ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume. Lembrou-se ainda que Teddy lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe.

Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Thompson chorou por longo tempo... Em seguida decidiu-se  a mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Teddy. Com passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção mais ele se animava.

Ao final do ano letivo, Teddy saiu com o melhor da classe. Um ano mais tarde a Senhora Thompson recebeu uma notícia em que Teddy lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida.

Seis anos depois recebeu outra carta de Teddy contando que havia concluído o 2º  grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera. As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo "Doutor:Theodore Estoddard", seu antigo aluno mais conhecido como  Teddy.

Mas a história não terminou aqui. A senhora Thompson recebeu outra carta em que Teddy a convidava para o seu casamento e noticiava a morte de seu pai. Ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Teddy anos antes, e também o perfume. 

Quando os dois se encontraram, abraçaram por um longo tempo e Teddy lhe disse ao ouvido: obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer diferença.

Mas ela com os olhos banhados em prantos sussurrou baixinho: você esta enganado! Foi você que me ensinou que eu podia fazer a diferença, afinal eu não sabia ensinar até que eu o conheci.

“Somos todos aprendizes do mistério da vida !!!”


Obs: Fonte desta reflexão desconhecida.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"O ALFABETO DO MESTRE"

Obs: Imagem extraída do site: planetaeducacao.com.br

"O ALFABETO DO MESTRE"


A me seus alunos
B endiga sua profissão
C reia no poder da educação
D iscipline sua classe
E duque pelo exemplo
F irme-se em Deus
G aranta um mundo cada vez melhor
H onre a missão de mestre
I nstrua com sabedoria
J ulgue-se antes de julgar seus alunos
L eia os grandes educadores
M edite sobre os conselhos dos grandes mestres
N eutralize os rumores pessimistas
O rgulhe-se de ser mestre
P ersista na verdade
Q ueira o melhor para seus alunos
R espeite seus educandos para ser respeitado
S orria. Sorrindo, ilumine sua sala de aula
T rabalhe com amor
U nifique sua classe
V ença pela fé
X ?
Z ele com carinho por todos estes cuidados e descubra por si mesmo o "X" do êxito do Grande Mestre.

( Cecília Bueno dos Reis Amoroso)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

"O SEMEADOR"

Obs: imagem extraída do site: imagensbiblicas.wordpress.com

" O SEMEADOR"

No imenso campo do mundo, 
tu és um semeador.
Semeia, mestre, semeia,
cada vez com mais amor.

Não digas que o solo é mau,
que chove frequentemente
ou que o sol castiga a terra
ou que não serve a semente.

Enfrenta as dificuldades.
Não podes desanimar.
Aqui, no campo do mundo,
teu dever é semear.

Tua palavra é semente.
Teu exemplo, teu perdão.
É semente todo o zelo.
Com que dás tua lição.

É semente teu sorriso,
o teu aperto de mão.
É semente tudo, tudo
que vem do teu coração.

Não esperas recompensa
mas recompensa terás
e nem pensas em riqueza
mas rico sei que serás.

Porque trabalhas num reino
onde perder é ganhar.
Onde dar é receber.
Vamos, mestre, semear.

Semeia, semeia sempre.
Cada vez com mais amor.
No imenso campo do mundo.
Tu és um semeador.

Autora: Cecília Amoroso


Obs: Dedico esta poesia a todos os professores cristãos, que assumem esta missão de educar com dedicação, compromisso e amor. Afinal educar para vida é também uma forma de evangelizar.

terça-feira, 21 de junho de 2011

"FESTA DAS MÃES NA ESCOLA CENTRO ED.CORAÇÃO DE JESUS"

Festa das mães na Escola Centro Educacional Coração de Jesus, em 18.05.2011, na foto eu (Maria Angélica Corrêa dos Santos) e a minha querida filha: kátia Regina Corrêa Santos.

"FESTA DAS MÃES NA ESCOLA CENTRO ED.CORAÇÃO DE JESUS"

Festa das mães na Escola Centro Educacional Coração de Jesus, em 18.05.2011, na foto eu (Maria Angélica Corrêa dos Santos) e a minha querida filha: Kiara Rosaly Corrêa dos Santos.

"FESTA DAS MÃES NA ESCOLA CENTRO ED.CORAÇÃO DE JESUS"

Festa da mães na Escola Centro Educional Coração de Jesus, em 18.05.2011, na foto eu (Maria Angélica Corrêa dos Santos) e a minha querida filha: Ana Cristina Corrêa dos Santos.

"FESTA DAS MÃES NA ESCOLA CENTRO ED.CORAÇÃO DE JESUS"

Festa das mães na Escola Centro Educacional Coração de Jesus, em 18.05.2011, na foto eu (Maria Angélica Corrêa dos Santos) e a professora Dilú.

"FESTA DAS MÃES NA ESCOLA CENTRO ED.CORAÇÃO DE JESUS"

"FESTA DAS MÃES NA ESCOLA CENTRO ED. CORAÇÃO DE JESUS"

Em 18.05.2011 foi feita uma festa para homenagear as mães dos alunos da Escola Centro Educacional Coração de Jesus... uma festa linda e inesquecível... no meio da festa me fizeram uma surpresa... um "Arquivo Confidencial," com entrevistas de meus amigos, funcionários da escola, parentes, marido, filhos e netos... fiquei muito emocionada e agradecida por esta surpresa...  a qual  foi idéia da professora Dilú, funcionária que trabalha nesta escola... Mais uma vez obrigada !!! Vou guardar este momento especial no meu coração !!!

sábado, 7 de maio de 2011

"MÃE E FILHO: RECIPROCIDADE DE AMOR"

Obs: Imagem retirada do site: ultrad.com.br


"MÃE E FILHO: RECIPROCIDADE DE AMOR"


Quem és tu mãe?
Um vaso frágil de barro,
carregando dentro de si,
a força do amor.


Mas que amor de mãe é este?
Amor que gera e doa vida,
amor mais forte que a morte,
amor apaixonado pelo filho.


Mas o que é o filho para a mãe?
Uma criatura gerada no ventre
ou adotada pela alma
com um imenso amor.


Mãe e filho: qual a chave desta relação?
Amor de mãe para o filho,
amor de filho para a mãe,
amor às vezes incompreendido.


Estes questionamentos e respostas
nos revelam que existe
algo que uni mãe e filho:
RECIPROCIDADE DE AMOR.


Autora: Kátia Regina Corrêa Santos
Escrito em: 10.05.2009 


Obs: Tenho 5 filhos, 3 gerados no ventre e 2 adotados pela alma, eu os amo muito e sou uma mãe muito feliz. E este ensaio poético e filosófico uma das minhas filhas compôs e me presenteou no dia das mães em 2009, resolvi postar neste blog para homenagear todas as mães.