"ALGUMAS DICAS DE PROCEDIMENTOS DO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR"
Para divulgar estes procedimentos, num primeiro momento, foram realizadas palestras nas escolas municipais, reunindo equipes diretivas, professores, alunos, pais e responsáveis, com objetivo específico de divulgar o projeto e enfatizar a importância de combater a evasão escolar.
Em termos de procedimento, quando algum professor observa a ausência continuada de algum aluno, comunica a direção da escola ou a própria supervisora. Realiza-se então um contato direto com o aluno na própria escola.
No caso do contato direção-aluno não surtir efeito, os pais ou responsáveis do aluno em processo de evasão escolar são convocados pela supervisão de combate à evasão escolar para, em reunião, tratar do caso específico do referido aluno.
O passo seguinte é a visita da supervisora aos pais ou responsáveis que não comparecerem à reunião. Neste caso, quando os pais ou responsáveis não se assumirem como tais, dizendo, por exemplo, que moram ali há pouco tempo e que não têm filhos, a supervisora de combate à evasão escolar faz uma nova visita acompanhada de um colega para reconhecimento de ambos. Neste caso, o colega reconhece a casa do outro e confirma que ele realmente mora ali.
Quando, ainda assim, os pais ou responsáveis se recusam a conversar sobre o assunto, ou seja, quando se esgotam os recursos via conversação e negociação entre pais, alunos e supervisão, esta recorre aos Conselhos Tutelares informando a situação.
O Conselho Tutelar é responsável por encaminhar diversos casos em que o menor está em situação de risco, como apoio psicológico a menores usuários de drogas ou alcoólatras bem como pertencentes a famílias desestruturadas.
Ressalta-se neste sentido que quando a família é estruturada, os pais recebem a notificação ou a visita do supervisor com bons olhos e geralmente resolvem o problema. No caso de famílias desestruturadas, muitas vezes a evasão é um problema mais sério.
Em última instância, através da Vara da Infância e da Juventude, acionam-se os pais ou responsáveis judicialmente pelo aluno.
Referência Bibliográfica:
CALDAS. Eduardo de Lima. Combatendo a Evasão Escolar. Publicado no site da Fundação Perseu Abramo, em: 18/05/2006. URL: http://fpa.org.com
Obs: Nesta postagem estão apenas alguns trechos do artigo do autor Eduardo de Lima Caldas, para ter acesso ao artigo completo aconselho visitar o site: http://fpa.org.com