quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

"A MOEDA DO GENERAL NOBUNAGA"


Obs: Imagem extraída do site: nossapolitica.net

"A MOEDA DO GENERAL NOBUNAGA"


Contam que o grande general japonês Nobunaga decidiu atacar, embora seu exército fosse muito inferior ao do inimigo, que o superava na proporção de dez para um. Nobunaga estava seguro da vitória, mas seus homens se mostravam hesitantes em entrar num combate tão desigual.

Quando marchavam para o combate, detiveram-se para orar num templo e, ao sair, Nobugana reuniu seus homens e lhes disse: 

- Enquanto orava, recebi uma revelação divina: vou jogar esta moeda para cima e, se sair cara, deveremos lutar com toda confiança e segurança, pois a vitória estará de nosso lado. Se sair coroa, não deveremos ir à batalha, pois é certo que seríamos derrotados.

Jogou a moeda e saiu cara. Os soldados estavam tão desejosos de lutar e tão certos da vitória que batalharam com uma coragem inusitada e derrotaram sem problemas o inimigo.

No dia seguinte, um oficial disse a Nobunaga:

- Sem dúvida, é impossível mudar a vontade dos deuses.

- Evidente - replicou-lhe Nobunaga - enquanto lhe mostrava uma moeda que tinha cara em ambos os lados.

REFLETINDO:

A VITÓRIA consegue-se com ESFORÇO, ENTUSIASMO e SEGURANÇA DE ALCANÇÁ-LA. "Possunt quia posse videntur" (Podem porque estão seguros de que podem) diz em " A Eneida" o grande poeta Virgílio de alguns remadores que triunfam numa difícil competição. 

A maioria dos problemas desaparece ou se reduz somente diante de firme decisão de enfrentá-los. Pelo contrário, se o indivíduo se acovarda, problemas e dificuldades se agigantam. O motivo de julgarmos muitas coisas impossíveis é não nos termos proposto de fato consegui-las. Alguns falam que o segredo do sucesso consiste nos três "D": DESEJO, DETERMINAÇÃO e DISCIPLINA.

Não se deixe esmagar pelos problemas. Por maiores que sejam, você é mais forte do que eles.

Se você deseja que seus alunos triunfem, convença-se e convença-os de que todos e cada um deles podem, de que você possui uma classe de vencedores. Apaguem de seu dicionário a palavra "fracasso". Ponha cada um a competir consigo mesmo, a vencer-se mais do que a vencer os outros, a lutar todos os dias por sua própria superação.

Autor:
ANTONIO PÉREZ ESCLARÍN

Obs: Reflexão extraída do livro: "EDUCAR VALORES E O VALOR DE EDUCAR - PARÁBOLAS",  Autor: Antonio Pérez Esclarín, Editora: Paulus, São Paulo, ano: 2002, páginas: 82 e 83.