quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

" A VAQUINHA"


Obs:Imagem extraída do site: 
www.aacarmosion.com


 "A VAQUINHA"


Um sábio passeava com seu discípulo. Depois de muito caminhar e de belas lições, avistaram uma casinha.

Foram até ela e perceberam que era uma casa onde vivia uma família em situação muito pobre. O sábio, dirigindo-se ao pai da família, perguntou-lhe:

- Como vocês sobrevivem ? Não vejo horta, não vejo plantação, nem animais...

- Ó chente ! Nóis tem uma vaquinha que nos dá alguns litros e leite por dia. Uma parte nóis bebe e a outra nóis troca na cidade por roupa, rapadura e farinha.

O sábio agradeceu, despediu-se e saiu pelo caminho. 

Assim que se distanciaram, o sábio ordenou ao seu  discípulo que voltasse e trouxesse a vaquinha por um determinado período. O discípulo, julgando receber uma lição, obedeceu. Mais tarde, porém, o discípulo ficou revoltado e começou a esbravejar contra o mestre:

- O senhor não tinha o direito de fazer tal coisa, destruindo a única fonte de renda daquela família. Isso é uma maldade !

O mestre ficou em silêncio, apenas caminhava.

Alguns anos depois, o mestre resolveu voltar àquela casa, chamou seu discípulo e saíram. Quando chegaram lá, que surpresa ! No lugar da pobre casinha havia uma bela casa, um pomar ao redor e, ao longe, várias vacas gordas pastando. 

Bateram palmas. Apareceu na janela um jovem que os atendeu e pediu que aguardasse seu pai que estava voltando do trabalho. Quando viram o homem, reconheceram-no, só que agora estava mais saudável e com aparência mais radiante. Logo chegaram a mulher com os filhos, todos com saúde e traços de felicidade. 

O discípulo, não se aguentando de curiosidade e remorso pela lembrança da vaquinha, foi logo perguntando pela razão da mudança  nesses últimos anos. O pai respondeu:

- Agente tinha uma vaquinha que um dia , não sabemos como, desapareceu. Sem a vaquinha, precisamos nos virar e fazer outras coisas que nunca tínhamos feito. Começamos a plantar, criar galinhas... descobrimos que éramos capazes de fazer coisas melhores e conseguir o que julgávamos impossível, porque nunca tínhamos tentado fazer. Sem a vaquinha, agente foi à luta. E deu certo.

Autor: Braz Rabelo. In:Histórias que Ensinam.São Paulo, Editora:Mundo Cristão, 4ª Edição, páginas 33 e 34. 
Site:  www.missaojovem.com.br

REFLEXÃO:

Às vezes nos acomodamos a certas situações e perdemos todo o senso de luta, criatividade e superação. E somente uma adversidade pode nos surpreender e fazer fluir de nosso interior forças que nem acreditávamos existir em nós. Nestes momentos vem à tona o nosso lado guerreiro e a inteligência é somada a sabedoria que provoca a genialidade e criatividade. Munidos de todas as nossas potencialidades superamos obstáculos humanamente impossiveis, fazemos grandes proezas e nos tornamos vencedores. E toda esta experiência tem um nome: PODER DE SUPERAÇÃO !

Autora desta reflexão:
Maria Angélica Corrêa dos Santos