domingo, 21 de outubro de 2012

"AINDA DÁ TEMPO ?"


Obs: Imagem extraída do site: 
metalurgiadasletras.blogspot.com



"AINDA DÁ TEMPO ?"



Ela tinha 26 anos, casada, uma filha quando resolveu voltar pra sala de aula. Não, ela não era professora, mas aluna. Havia interrompido seus estudos na 8ª série quando se descobrira grávida. Quando tempo passara sem pegar nos livros, mas agora era hora de dar continuidade ao sonho.

Concluiu o Ensino Médio, parou por mais alguns anos para poder pagar os estudos da filha e depois entrou para a faculdade. É  assim que muitos jovens e adultos vão dando duro para concluir seus estudos. Muitos param de estudar, uns nem chegaram a começar e, para estes, o sonho é ainda mais simples, mas não menos importante: aprender a ler e a escrever.

Há algumas décadas, o Brasil tem lançado programas e movimentos de combate ao analfabetismo entre jovens e adultos. Quem tem mais de 30 ano, com certeza, lembra-se ou pelo menos ouviu falar do Movimento Brasileiro de Alfabetização, o famoso MOBRAL. Depois foram criados os cursos supletivos e tantos outros projetos e políticas que ajudaram na redução da taxa de analfabetismo, mas ainda assim o Brasil conta com a triste marca de mais de 14 milhões de analfabetos. A grande  maioria, para seus estudos ou nem chega a ir para a escola, pela necessidade de trabalhar e compor a renda familiar, outros por desmotivação e vulnerabilidade e ainda outros, como no caso da personagem inicial, por causa de gravidez na adolescência.

Mas não quero nesse artigo parar nos aspectos negativos desse assunto e sim poder trazer uma visão de esperança para os jovens e adultos que sonham iniciar, retomar e concluir seus estudos. Marisa, a jovem de 26 anos da qual falei no início, formou-se aos 40, depois fez Pós-Graduação e hoje, aos 48, é Secretária de Educação da cidade onde mora. Que linda história de superação. Sim, Marisa é uma guerreira, como tantos outros por esse país que sonham, lutam, suam a camisa, trabalham e estudam e ao final conseguem o diploma, o conhecimento, a profissão.

Com certeza, Marisa agora está lendo esse artigo, porque é também uma sócia fiel da Canção Nova e todos os meses recebe essa revista em sua casa, só espero que ela não fique zangada comigo por ter contado aqui sua história. Mas eu posso contar, é uma linda história da qual eu faço parte, é a história da minha mãe que depois de viajar 160 quilômetros todos os dias para estudar, eu via chegar em casa à meia noite, naquelas temperaturas negativas que fazem lá no sul, cansada depois de emendar o trabalho com a escola e, ainda assim, não desistiu.

Ainda dá tempo de ser alfabetizado, de retomar, de concluir. Não desista dos seus sonhos ! Marisa não desistiu.


Autora do Artigo: Andréa Taisa de Moura Camargos, conhecida por "DÉIA", missionária da Canção Nova, vocalista da Banda:" Bem da Hora", animadora de programa infantil na TV Canção Nova e proprietária do blog: blog.cancaonova.com/bemdahora.


Obs: Este artigo foi retirado da Revista Canção Nova - Revista Mensal do Sócio Evangelizador, Ano XI, Nº141, Setembro de 2012, página 15. Site desta Revista: clube.cancaonova.com


Obs: Imagem da autora deste artigo:  Andréa Taisa de Moura Camargos - conhecida por "DÉIA" e foi extraída do site: whotalkng.com