quarta-feira, 9 de novembro de 2011

"ALGUMAS DICAS DE PROCEDIMENTOS DO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR"

Obs: Imagem extaída do site: http://evasãonaeja.blogspot.com/


"ALGUMAS DICAS DE PROCEDIMENTOS DO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR"



Para divulgar estes procedimentos, num primeiro momento, foram realizadas palestras nas escolas municipais, reunindo equipes diretivas, professores, alunos, pais e responsáveis, com objetivo específico de divulgar o projeto e enfatizar a importância de combater a evasão escolar.


Em termos de procedimento, quando algum professor observa a ausência continuada de algum aluno, comunica a direção da escola ou a própria supervisora. Realiza-se então um contato direto com o aluno na própria escola.


No caso do contato direção-aluno não surtir efeito, os pais ou responsáveis do aluno em processo de evasão escolar são convocados pela supervisão de combate à evasão escolar para, em reunião, tratar do caso específico do referido aluno.


O passo seguinte é a visita da supervisora aos pais ou responsáveis que não comparecerem à reunião. Neste caso, quando os pais ou responsáveis não se assumirem como tais, dizendo, por exemplo, que moram ali há pouco tempo e que não têm filhos, a supervisora de combate à evasão escolar faz uma nova visita acompanhada de um colega para reconhecimento de ambos. Neste caso, o colega reconhece a casa do outro e confirma que ele realmente mora ali.


Quando, ainda assim, os pais ou responsáveis se recusam a conversar sobre o assunto, ou seja, quando se esgotam os recursos via conversação e negociação entre pais, alunos e supervisão, esta recorre aos Conselhos Tutelares informando a situação.


O Conselho Tutelar é responsável por encaminhar diversos casos em que o menor está em situação de risco, como apoio psicológico a menores usuários de drogas ou alcoólatras bem como pertencentes a famílias desestruturadas.


Ressalta-se neste sentido que quando a família é estruturada, os pais recebem a notificação ou a visita do supervisor com bons olhos e geralmente resolvem o problema. No caso de famílias desestruturadas, muitas vezes a evasão é um problema mais sério.


Em última instância, através da Vara da Infância e da Juventude, acionam-se os pais ou responsáveis judicialmente pelo aluno.


Referência Bibliográfica:

CALDAS. Eduardo de Lima. Combatendo a Evasão Escolar. Publicado no site da Fundação Perseu Abramo, em: 18/05/2006. URL: http://fpa.org.com


Obs: Nesta postagem estão apenas alguns trechos do artigo do autor Eduardo de Lima Caldas, para ter acesso ao artigo completo aconselho visitar o site: http://fpa.org.com

"COMBATENDO A EVASÃO ESCOLAR"


Obs: Imagem extraída do site: http://democratizandoosaber.blogspot.com/



“COMBATENDO A EVASÃO ESCOLAR”




A evasão escolar é um problema complexo e se relaciona com outros importantes temas da pedagogia, como formas de avaliação, reprovação escolar, curriculum e disciplinas escolares. Para combater a evasão escolar, portanto, é preciso atacar em duas frentes: uma de ação imediata que busca resgatar o aluno "evadido", e outra de reestruturação interna que implica na discussão e avaliação das diversas questões enumeradas acima.

Além disso, em parceria com o poder judiciário, é importante realizar campanha de esclarecimento, mostrando que o estudo formal é um direito da criança e do adolescente e que, o responsável pode, inclusive responder "processos por abandono intelectual" quando seus filhos evadem dos bancos escolares. Com os Conselhos Tutelares, é importante realizar projetos de complementação de renda e acompanhamento psicológico.



COMO AMENIZAR ESTE PROBLEMA DA EVASÃO ESCOLAR ???



Uma vez analisada a assiduidade dos alunos pelas direções de escolas municipais juntamente com a supervisão de combate à evasão escolar, foi elaborada uma sequência de procedimentos que poderiam ser adotados por diretores, supervisores, orientadores educacionais e professores no combate a evasão escolar. 

Participaram da elaboração dos procedimentos, diretores de escola, supervisores de Ensino e orientadores educacionais.

Posteriormente foi feita uma ampla divulgação desses procedimentos, denominados "Os dez mandamentos do combate da evasão escolar", nas escolas municipais, sendo que a base fundamental do projeto é a informação e o esclarecimento das famílias.



“OS DEZ MANDAMENTOS DO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR”



1-Verificar se a escola vem despertando o interesse dos alunos pelo processo ensino-aprendizagem;

2- Verificar se a escola e seus educadores vêm oferecendo respostas para as ansiedades e dúvidas de seus educandos;

3- Sempre que possível, trazer à escola os pais ou responsáveis pelos alunos;

4- Fomentar a conscientização dos pais ou responsáveis e alunos quanto à importância dos estudos formais;

5- Motivar todos os educadores ao redor de um objetivo único: "Combater a Evasão Escolar";

6- Fazer contato com os pais ou responsáveis pelos alunos que estejam com mais de dez faltas, consecutivas ou não;

 7- Informar aos pais ou responsáveis o número máximo de faltas permitidas durante o ano letivo, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

8- Alertar os pais ou responsáveis quanto às penalidades previstas em Lei pela não permanência de seus filhos na escola (abandono intelectual);

9- Realizar, registrando-se em ata, até três tentativas de conversação com os pais ou responsáveis pelos alunos em vias de evasão escolar;

10- Após se esgotarem os recursos acima, comunicar o caso à supervisão de combate à evasão escolar da Secretaria Municipal da Educação.



Referência Bibliográfica:

CALDAS. Eduardo de Lima. Combatendo a Evasão Escolar. Publicado no site da Fundação Perseu Abramo, em: 18/05/2006. URL: http://fpa.org.com

 Obs: Nesta postagem estão apenas alguns trechos do artigo do autor Eduardo de Lima Caldas, para ter acesso ao artigo completo aconselho visitar o site: http://fpa.org.com