quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DE ALGUÉM !!!"


Obs: Imagem extraída do site: pedagogiaaopedaletra.com


“VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA
 NA VIDA DE ALGUÉM !!!”


Relata a senhora Thompson, que no seu primeiro dia de aula parou enfrente aos seus alunos da quinta série primária e como todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por  igual. No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Teddy.

A professora havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.

Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das anotações feitas em cada ano. A Srª Thompson deixou a ficha de Teddy por último. Mas quando a leu foi grande a sua surpresa: 

A professora do primeiro ano escolar de Teddy havia anotado o seguinte: Teddy é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele.

A professora do segundo ano escreveu: Teddy é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil. 

A professora do terceiro ano constava a anotação seguinte: a morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Teddy. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providência para ajudá-lo.

A professora do quarto ano escreveu: Teddy anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula. 

A Srª Thompson se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada, sentiu-se ainda pior quando lembrou dos presentes do dia do professor que os alunos lhe haviam dado, envoltos em papéis coloridos, exceto o de Teddy, que  estava, enrolado num papel marrom de supermercado.

Lembra-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade (que eram de sua falecida mãe).

Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão. Naquela ocasião Teddy ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume. Lembrou-se ainda que Teddy lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe.

Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Thompson chorou por longo tempo... Em seguida decidiu-se  a mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Teddy. Com passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção mais ele se animava.

Ao final do ano letivo, Teddy saiu com o melhor da classe. Um ano mais tarde a Senhora Thompson recebeu uma notícia em que Teddy lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida.

Seis anos depois recebeu outra carta de Teddy contando que havia concluído o 2º  grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera. As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma carta assinada pelo "Doutor:Theodore Estoddard", seu antigo aluno mais conhecido como  Teddy.

Mas a história não terminou aqui. A senhora Thompson recebeu outra carta em que Teddy a convidava para o seu casamento e noticiava a morte de seu pai. Ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Teddy anos antes, e também o perfume. 

Quando os dois se encontraram, abraçaram por um longo tempo e Teddy lhe disse ao ouvido: obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer diferença.

Mas ela com os olhos banhados em prantos sussurrou baixinho: você esta enganado! Foi você que me ensinou que eu podia fazer a diferença, afinal eu não sabia ensinar até que eu o conheci.

“Somos todos aprendizes do mistério da vida !!!”


Obs: Fonte desta reflexão desconhecida.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"O ALFABETO DO MESTRE"

Obs: Imagem extraída do site: planetaeducacao.com.br

"O ALFABETO DO MESTRE"


A me seus alunos
B endiga sua profissão
C reia no poder da educação
D iscipline sua classe
E duque pelo exemplo
F irme-se em Deus
G aranta um mundo cada vez melhor
H onre a missão de mestre
I nstrua com sabedoria
J ulgue-se antes de julgar seus alunos
L eia os grandes educadores
M edite sobre os conselhos dos grandes mestres
N eutralize os rumores pessimistas
O rgulhe-se de ser mestre
P ersista na verdade
Q ueira o melhor para seus alunos
R espeite seus educandos para ser respeitado
S orria. Sorrindo, ilumine sua sala de aula
T rabalhe com amor
U nifique sua classe
V ença pela fé
X ?
Z ele com carinho por todos estes cuidados e descubra por si mesmo o "X" do êxito do Grande Mestre.

( Cecília Bueno dos Reis Amoroso)