terça-feira, 28 de setembro de 2010

“PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO”


Foto Extraída do site:destaquein.sacrahome.net

“PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO”

Destacamos uma série de problemas que afetam a educação do Brasil:
* ACESSO À ESCOLA - há um imenso grupo de pessoas excluídas do sistema escolar: menores trabalhadores, meninos de rua, índios, ribeirinhos, deficientes, trabalhadores rurais, migrantes etc. Mesmo tendo escola gratuita perto de casa, muitas vezes faltam recursos para adquirir roupa, material escolar.
*REPETÊNCIA - significa perda de investimentos, perda de auto-estima e desinteresse para os estudos.
*EVASÃO ESCOLAR - É um dos grandes problemas da educação no Brasil. Muita gente começa a estudar e logo abandona a escola.
*REMUNERAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR – No Brasil, o profissional da educação pertence à categoria de trabalhadores que recebe um dos salários mais baixos. Outro problema é a qualificação.
*RECURSOS – A educação deveria ser o principal investimento de uma sociedade. No entanto, o Brasil, além de investir pouco, investe mal!
*QUALIDADE DE EDUCAÇÃO - As recentes avaliações sobre a qualidade da educação brasileira não são boas e, portanto, ela precisa ser muito melhor qualificada.

OBS: Texto extraído do livro: “Educando para a vida: reflexões e propostas para as datas mais importantes do ano”, dos autores Mauri Luiz Heerdt e Paulo de Coppi, Editora: Mundo e Missão, São Paulo, SP, 2005, p.64 (Coleção Educação).
Endereço eletrônico: www.missaojovem.com.br

terça-feira, 21 de setembro de 2010

“SEM EDUCAÇÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO”



Foto Extraída do site: observatorionuppess.blogspot.com



“SEM EDUCAÇÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO”

A educação tem de ajudar a despertar em cada homem e mulher a consciência de sua própria dignidade, como também a responsabilidade de fazer a sua parte para possibilitar vida de qualidade para todos.

Um desafio central para a educação é promover a pessoa humana numa sociedade de exclusão onde grande número de pessoas são simplesmente consideradas dispensáveis.

Só o acesso ao conhecimento e à valorização da pessoa humana podem forjar uma nova sociedade onde a justiça,a paz e a fraternidade sejam características fundamentais.
         
OBS: Texto extraído do livro: “Educando para a vida: reflexões e propostas para as datas mais importantes do ano”, autores:Mauri Luiz Heerdt e Paulo De Coppi, editora: Mundo e Missão, São Paulo, SP,2005, p.63. (Coleção: Educação) 


WWW.missaojovem.com.br



“ EDUCAÇÃO: O GRANDE INVESTIMENTO ”


Foto Extraída do site: franciscocastro.com.br

“ EDUCAÇÃO:  O  GRANDE  INVESTIMENTO ”

A educação é a  busca constante de pessoas e de grupos na construção de sua própria identidade e história. Ela acontecede forma permanente, desde o ventre materno, desenvolvendo a  capacidade física, psíquica, espiritual, social, intelectual e moral das pessoas.
Nesse processo, o ser humano vai realizando-se em quatro relações básicas: com o mundo, com os demais seres humanos, consigo mesmo e com Deus.
Educação não se confunde com a mera adaptação do indivíduo ao meio, mas trata-se de uma atividade criadora que abrange o homem em todos os seus aspectos. Ela começa na família, continua na escola e se prolonga por toda a existência humana. 



Além de conhecimentos, a pessoa adquire pela educação, uma série de hábitos e atitudes. A educação pode ser recebida em escolas, igrejas, empresas, fundações, cooperativas de pais, organizações de bairro, sindicatos, movimentos sociais... ou, informalmente, no dia-a-dia.
A educação escolar, embora livre para a iniciativa privada, é um dever do Estado e um direito do cidadão, da família e da sociedade (Constituição Federal, artigo 209).

OBS: Texto extraído do livro: “Educando para a vida: reflexões e propostas para as datas mais importantes do ano”, autores: Mauri Luiz Heerdt e Paulo De Coppi, editora: Mundo e Missão,São Paulo, SP, 2005, p.63. (Coleção: Educação)


 www.missaojovem.com.br


"QUANDO VOCÊ EDUCA UMA CRIANÇA, ELA APRENDE A EDUCAR"



Foto Extraída do site: levantepopulardajuventude.blogspot.com


"QUANDO VOCÊ EDUCA UMA CRIANÇA,

ELA APRENDE A EDUCAR"


Quando você educa uma criança,

ela aprende a educar.

Quando você prega a moral a uma criança,

ela aprende a pregar a moral. 

Quando você alerta uma criança,

ela aprende a alertar.


Quando você repreende uma criança,

ela aprende a repreender.

Quando você rir de uma criança,

ela aprende a rir dos outros.

Quando você humilha uma criança,

ela aprende a humilhar.

Quando você mata a alma de uma criança,

ela aprende a matar.

E tem a escolha entre matar-se

ou matar  os outros ou ambos. 

Mas, quando você respeita uma criança,

ela aprende a respeitar os outros, os mais fracos. 

Quando você tenta entender o

comportamento de uma criança,

ela se sente segura e não se zanga mais.

(Alice Miller)


terça-feira, 14 de setembro de 2010

"EDUCAR ALÉM DAS FRONTEIRAS É AMAR..."

Um sonho  de amar o próximo está no educar com amor sem retribuição  com amanhã, mas com a prespectiva de que você oportunizou alguém a ser feliz.